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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RESUMOS

Queridos alunos, concluímos parte impoluta dos nossos estudos sobre as Técnicas de Leitura e Escrita na Universidade e precisamos discutir as técnicas apresentadas e analisadas em sala de aula. Resolvi publicar dois trabalhos de alunos que concordaram em apresentar seus resumos para colaborar com nossas análises e reflexões. 
Releiam o Texto Administrar o Tempo é Planejar a Vida, de Eduardo Chaves, e os trabalhos do Aluno 01 e do Aluno 02. Analisem as características dos resumos, comparem um trabalho com o outro (01 e 02) para pontuar no que eles se aproximam e no que diferem; descubram estratégias que garantam melhor eficiência na  feitura dos resumos; emitam opiniões sobre a literatura em estudo, façam críticas, sugestões... fiquem à vontade pois a finalidade desta postagem é estabelecer relações de aprendizagem a partir do trabalho de nossos colegas "sabidões" (lembram da estratégia pedagógica do aluno sabidão?). Vamos lá, participem! o olhar de vocês é imprescindível para a reelaboração e produção do conhecimento .
Envie também seus resumos para serem publicados. O endereço para envio de postagens é:  anaameliabs@yhaoo.com.br


TRABALHO DO ALUNO 01:

Chaves, Eduardo O. C. Administrar o tempo é planejar a vida. In: ______. Administração do Tempo. São Paulo, 1992.

Para administrar o tempo precisa saber definir prioridades: coisas importantes e urgentes. O conflito reside na opção por fazer o que não é prioritário, por desejo próprio ou falta de clareza entre o que é importante e o que é urgente, considerando-se que nem todas as pessoas têm autonomia sobre todo o seu tempo. Outro aspecto é que geralmente se utiliza mal o tempo com atividades que não são prioritárias, às vezes pela própria força do hábito.
Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a vida, sem ficar escravo do relógio. O tempo é distribuído, democraticamente, entre as pessoas, entretanto é um recurso altamente perecível. Mas tempo se ganha ou se faz excluindo coisas que não são prioritárias. Ter tempo não é não faz nada: é administrar o tempo para poder fazer o que se quer. Ser produtivo não é estar sempre ocupado: é ter sentido de direção, saber aonde se vai.
Administrar o tempo é: (1) planejar estrategicamente a vida: saber aonde se quer chegar (definição de objetivos), “pois quem não sabe onde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá” (p. 3);  (2) estrategiar: transformar objetivos em metas (com prazos e quantificações) e decidir, em linhas gerais, como as metas serão alcançadas; (3) criar planos táticos: explorar as alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde se quer chegar, escolher fontes de financiamento; e (4) fazer o que tem que ser feito.
Durante o processo, é preciso avaliar os meios em uso para verificar a viabilidade de chegada ao final do processo ou necessidade de trocar os meios.
Quando o tempo termina, acaba a vida, pois tempo é vida e quem administra o tempo ganha vida, mesmo que não se tenha muito controle sobre a duração dela. Aumentar a vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao alcance de todos, bastando um pouco de esforço e determinação.


TRABALHO DO ALUNO 02:


Chaves, Eduardo O. C. Administrar o tempo é planejar a vida. In: ______. Administração do Tempo. São Paulo, 1992.

Administrar tempo é definir prioridades: coisas importantes e urgentes, sem conflitos e envolvimento pela força do hábito.
Administrar o tempo é ganhar autonomia, sem escravidão ao relógio. O tempo é recurso altamente perecível mas distribuído democraticamente.Ganha-se excluindo coisas não prioritárias. Ser produtivo é ter sentido de direção: “quem não sabe onde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá” (p. 3).
Administrar o tempo é: (1) planejar estrategicamente a vida: saber aonde se quer chegar (definição de objetivos), (2) transformar objetivos em metas (com prazos e quantificações) e decidir como as metas serão alcançadas; (3) criar planos táticos: explorar alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde se quer, escolher fontes de financiamento; e (4) fazer o que tem que ser feito.
No processo, é preciso avaliar e/ou trocar os meios para verificar a viabilidade de chegada ao final. Administrar o tempo exige esforço e determinação e quem o faz bem ganha vida.

2 comentários:

  1. Os dois alunos utilizaram de técnicas para fazer um bom resumo, porém o aluno 02 fez isso com menos palavras,bem mais resumido.O que se pode notar é que o aluno 02 soube utilizar as palavras chaves do texto,e focalizou bem nas ideias principais, essa habilidade só tem quem pratica bastante o resumo e ja sabe bem, ou quem ler o texto mais de uma vez pra poder retirar as ideias principais.

    Dayane Santos

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  2. Gostaria de destacar a verdadeira importancia das tecnicas de resumo feitas em sala de aula e o desempenho que tivemos nos seminarios a qual a tecnica foi imprescindivel para elaboracao dos slides...Foi muito importante e ajudou muito a termos uma ideia de fazer uma sintese e destacar os pontos crucias de um texto... Com relacao a esse texto, o aluno 2, teve um otimo desempenho em destacar os verdadeiros pontos importantes e marcantes do texto... sinal que ele soube usar a tecnica...

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