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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RESUMOS

Queridos alunos, concluímos parte impoluta dos nossos estudos sobre as Técnicas de Leitura e Escrita na Universidade e precisamos discutir as técnicas apresentadas e analisadas em sala de aula. Resolvi publicar dois trabalhos de alunos que concordaram em apresentar seus resumos para colaborar com nossas análises e reflexões. 
Releiam o Texto Administrar o Tempo é Planejar a Vida, de Eduardo Chaves, e os trabalhos do Aluno 01 e do Aluno 02. Analisem as características dos resumos, comparem um trabalho com o outro (01 e 02) para pontuar no que eles se aproximam e no que diferem; descubram estratégias que garantam melhor eficiência na  feitura dos resumos; emitam opiniões sobre a literatura em estudo, façam críticas, sugestões... fiquem à vontade pois a finalidade desta postagem é estabelecer relações de aprendizagem a partir do trabalho de nossos colegas "sabidões" (lembram da estratégia pedagógica do aluno sabidão?). Vamos lá, participem! o olhar de vocês é imprescindível para a reelaboração e produção do conhecimento .
Envie também seus resumos para serem publicados. O endereço para envio de postagens é:  anaameliabs@yhaoo.com.br


TRABALHO DO ALUNO 01:

Chaves, Eduardo O. C. Administrar o tempo é planejar a vida. In: ______. Administração do Tempo. São Paulo, 1992.

Para administrar o tempo precisa saber definir prioridades: coisas importantes e urgentes. O conflito reside na opção por fazer o que não é prioritário, por desejo próprio ou falta de clareza entre o que é importante e o que é urgente, considerando-se que nem todas as pessoas têm autonomia sobre todo o seu tempo. Outro aspecto é que geralmente se utiliza mal o tempo com atividades que não são prioritárias, às vezes pela própria força do hábito.
Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a vida, sem ficar escravo do relógio. O tempo é distribuído, democraticamente, entre as pessoas, entretanto é um recurso altamente perecível. Mas tempo se ganha ou se faz excluindo coisas que não são prioritárias. Ter tempo não é não faz nada: é administrar o tempo para poder fazer o que se quer. Ser produtivo não é estar sempre ocupado: é ter sentido de direção, saber aonde se vai.
Administrar o tempo é: (1) planejar estrategicamente a vida: saber aonde se quer chegar (definição de objetivos), “pois quem não sabe onde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá” (p. 3);  (2) estrategiar: transformar objetivos em metas (com prazos e quantificações) e decidir, em linhas gerais, como as metas serão alcançadas; (3) criar planos táticos: explorar as alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde se quer chegar, escolher fontes de financiamento; e (4) fazer o que tem que ser feito.
Durante o processo, é preciso avaliar os meios em uso para verificar a viabilidade de chegada ao final do processo ou necessidade de trocar os meios.
Quando o tempo termina, acaba a vida, pois tempo é vida e quem administra o tempo ganha vida, mesmo que não se tenha muito controle sobre a duração dela. Aumentar a vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao alcance de todos, bastando um pouco de esforço e determinação.


TRABALHO DO ALUNO 02:


Chaves, Eduardo O. C. Administrar o tempo é planejar a vida. In: ______. Administração do Tempo. São Paulo, 1992.

Administrar tempo é definir prioridades: coisas importantes e urgentes, sem conflitos e envolvimento pela força do hábito.
Administrar o tempo é ganhar autonomia, sem escravidão ao relógio. O tempo é recurso altamente perecível mas distribuído democraticamente.Ganha-se excluindo coisas não prioritárias. Ser produtivo é ter sentido de direção: “quem não sabe onde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá” (p. 3).
Administrar o tempo é: (1) planejar estrategicamente a vida: saber aonde se quer chegar (definição de objetivos), (2) transformar objetivos em metas (com prazos e quantificações) e decidir como as metas serão alcançadas; (3) criar planos táticos: explorar alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde se quer, escolher fontes de financiamento; e (4) fazer o que tem que ser feito.
No processo, é preciso avaliar e/ou trocar os meios para verificar a viabilidade de chegada ao final. Administrar o tempo exige esforço e determinação e quem o faz bem ganha vida.

domingo, 18 de setembro de 2011

Vamos iniciar o nosso diálogo sobre fazer universidade de forma crítica, participativa e, portanto, responsável?


Queridos alunos, estamos concluindo a primeira parte da nossa disciplina que fala de uma temática muito necessária e importante para a nossa formação profissional: a organização da temporalidade do nosso cotidiano de vida e utilização do nosso tempo acadêmico. 
Problematizado...
Quais contribuições este estudo trouxe para a sua vida nesse momento de ingresso na universidade? 
Que comentários você pode deixar neste ambiente para colaborar com os seus colegas? 
Quais reflexões você pode fazer sobre esse estudo? 
Participe! Sua opinião é muito importante para todos nós.
OBS: não esqueça de identificar o seu comentário.